sexta-feira, 21 de novembro de 2014

me ensina

queria te contar:

quando eu aprendi a fazer tudo isso que faço hoje, tinha muito pouca gente pra me ensinar. fui aprendendo assim, na porrada. batendo a cara na parede. me fudendo sem ser gostoso. não rolou exatamente uma preocupação em construir processos pedagógicos e fui assim, apanhando e crescendo.

mas eu acho que isso está errado. que a gente tem que aprender a ser pedagógica, humana, carinhosa, dar atenção, acompanhar processos, ser amiga, parceira, companheira. que essa forma de fazer as coisas assim, sem acumular a sabedoria de transmitir as coisas que a gente sabe fazer, é uma das maiores imbecilidades que existe.

eu tenho certeza que você vai ser melhor que eu. porque tem menos vícios. porque não precisou passar pelas merdas que eu passei. porque - se tudo der certo - eu te ensino algumas coisas e você pode não cometer os mesmos erros que eu. você vai errar, é certo, porque todo mundo erra e o erro faz parte e ensina pra caralho. mas não existe justificativa no mundo que me permita deixar você cometer erros iguais aos meus. cometa erros melhores. avance. seja melhor do que eu.

você me ensina. me ensina muito. ao apontar meus limites, meus defeitos, meus erros. ao me lembrar que eu não posso te tratar assim e que tenho que ser mais humana, que tenho que ser mais feliz, que tenho direito de ter tempo pra mim mesma, de gostar de mim mesma. você me ensina ao fazer as coisas que eu aprendi a fazer depois de levar tanta porrada com muito mais facilidade, muito mais leveza, muito mais sentido.

eu quero te ensinar as coisas que eu sei fazer. quero te ajudar a não cometer os erros que eu cometi. quero ser sua companheira. mas eu preciso de ajuda. nunca me ensinaram a ensinar isso tudo. nunca me ensinaram que isso é importante do jeito que é.

me ensina a te contar minhas histórias? me ensina a te ensinar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário