quarta-feira, 16 de julho de 2014

dê um passo atrás

Companheiro,

dê um passo atrás
e me deixe ir na frente.

Se não por mim,
pela sua mãe
que fez sua comida, limpou sua bunda,
lavou sua louça, arrumou sua casa,
te deu carinho, te cantou cantigas, e se preocupa com você até hoje.

Se não por mim,
por Aparecida Gerônimo
que na periferia de São Paulo lutava por creche e saúde e foi surrada até a morte por um marido que devia amar e não bater,
por Maria Filipa
negra, bahiana, capoeirista, vedeta da praia que atacou portugueses a cipoadas defendendo seu povo,
por Maria Baderna
dançarina que teve coragem de dançar e usar seu corpo do jeito que quis, porque o corpo era dela e de mais ninguém.

Se não por mim
pelas trabalhadoras terceirizadas
pelas empregadas domésticas
por todas que ganham menos que os homens fazendo até mais trabalho
por todas que tem medo de voltar para casa à noite sozinhas.

Se não por mim
pelas que não puderam nem sonhar
e ficaram em casa cuidando dos filhos, maridos, netos e velhos
como uma sina sem fim
pelas escravas sem nome
que não podiam amar
e como coisa, eram estupradas como regra

Se não por mim
por todas violentadas, violadas, estupradas, assassinadas,
encoxadas, silenciadas, amedrontadas,
enganadas, machucadas.
(eu também sou elas)

Companheiro,
dê um passo atrás
e me deixe ir na frente.

Por mim, por todas, por você também.

Um comentário:

  1. Lira, não sou boa em palavras, só quero dizer que pra sempre acompanharei seu blog. Amei tudo que você escreve.
    há braços

    ResponderExcluir