segunda-feira, 20 de outubro de 2014

dilma e homofobia

(foi um post no facebook, mas achei digno de guardar o sentimento e as palavras e o momento e tô postando no blog apenas por isso)

a cabeça está a mil por hora e eu nem sei direito onde me segurar e vou me permitir fazer um depoimento pessoal no facebook.
hoje o ‪#‎PeriferiaComDilma‬ foi lindo. genial.
entre mil coisas importantes, gostaria de contar uma coisa: a Dilma Rousseffdefendeu a criminalização da homofobia.
na hora em que ela falou isso, eu comecei a chorar. e chorei no comício e em todo o caminho (bem longo) entre a querida Cohab II de Itaquera (onde passei anos deliciosos da minha adolescência) e a minha casa no Butantã.
chorei porque a menina de 12 anos de idade que mora dentro de mim, a menina que tentou se matar porque a única coisa que sentia era ódio, a menina que tinha medo de sair da sala no intervalo porque alguém podia agredir ela, a menina que gostava de política, futebol, falava palavrão e usava cabelo curto, a menina que todos diziam que era lésbica... essa menina sentiu que a culpa não era dela.
essa menina olhou pro passado e viu que muita coisa mudou. há 12 anos atrás a palavra homofobia não existia nas escolas públicas. há 12 anos atrás não era fácil descobrir o feminismo. há 12 anos atrás não tinha onde denunciar essas agressões. há 12 anos atrás ela se sentiu sozinha, culpada, triste. há 12 anos atrás uma mulher não poderia ser presidentA da república.
hoje muita coisa mudou. é claro, precisa mudar mais. tem muito caminho ainda pela frente. falta muita coisa. tem um monte de problema no pt, no governo, no sistema político...
mas ouvir a presidenta da república defendendo que a homofobia deve ser criminalizada foi como se aquela menina de 12 anos atrás ouvisse o poder público dizendo "a culpa não é sua. os que te violentaram é que cometeram um crime".
(não, eu não sou a favor de criminalizar tudo, acho que cadeia não resolve quase nada desse mundo, mas acho que o estado se posicionar publicamente contra a homofobia é fundamental, é muito importante. é um dos tantos avanços pelo qual lutamos, que esperamos do próximo governo e que sabemos que dia 26 a Dilma é a única alternativa para quem quer avanços como esse.)
não foi a chuva. mas eu estou de alma lavada.
cada vez com mais orgulho de dizer:
tô com Dilma e não abro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário