sexta-feira, 17 de outubro de 2014

mulher, coração valente.

hoje eu tive um sonho.

a rua escura, um poste aqui e ali iluminavam o caminho.
eu andava apressada, mas muito feliz. meu vestido vermelho, minha bota vermelha, meu óculos vermelho. eu era vermelho-pt da cabeça aos pés, porque sentia orgulho de estar do lado que estou.
um carro se aproximou devagar. baixou lentamente o vidro fumê.
"vagabunda" diz o homem-de-bem, jovem, bem apessoado, branco, limpinho, de camisa social azul. e cospe na minha cara.
por alguns segundos me dá vontade de chorar, mas reparo no carro. só o carro equivale a uns 15 anos de trabalho, com o meu salário atual. ostentava um adesivo do candidato da corrida presidencial.
a tristeza se transformou em coragem.
coragem para enfrentar a porra desse mundo.
esse mundo que não aceita que mulheres falem ou façam política. que não aceita as mulheres ocupando o espaço público. só podem ser vagabundas as que estão na rua à noite, não podem ser apenas pessoas felizes. (aliás, qual o problema de ser vagabunda? por que a sexualidade de uma mulher tem que ser algo depreciativo? a mulher dá (ou não) o que ela quiser pra quem ela quiser). esse mundo que chama de leviana. que chama de vaca. que chama de descontrolada. esse mundo que debate publicamente a aparência, mas esconde qualquer tipo de violência. esse mundo hipócrita.

hoje eu tive um sonho.

uma mulher presidentA do brasil (com A sim senhora que é mulher e sabe bem disso). uma mulher que enfrentou a ditadura. com desenvoltura e grande capacidade de liderança, impunha-se perante homens acostumados em mandar. cumpria a tarefa de "figura pública". lutou. foi presa. enfrentou a tortura. trabalhou muito na política. enfrentou homens poderosos. enfrentou muita coisa de cabeça erguida.e hoje participa de um debate em rede nacional. e é a primeira vez que uma mulher é a mediadora de um debate. uma mulher jovem. ela media o debate entre os candidatos. um homem, e uma mulher.

hoje eu tive um sonho.


acordei corajosa.
coração valente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário