segunda-feira, 30 de junho de 2014

carta a uma companheira

Mulher,

Eu queria ter mais coragem para ser sua amiga. Essa sociedade ensinou a gente a competir, a querer ser uma melhor que a outra, mais bonita, mais esperta, melhor colocada. Mas não ensinou a gente a se amar, a cuidar uma da outra, a se apoiar nos tempos difíceis. Parece que disputamos sempre e que não conseguimos ser solidárias, e perceber o quanto nossos problemas, os desafios que enfrentamos e os desejos que temos são parecidos. Essa carta é uma tentativa de mudar um pouco essa situação.

E quero te dizer que eu te acho foda. Que com você na minha vida eu tenho mais coragem de ser eu mesma, que você me inspira e me faz ter vontade de ser mulher. Que ver sua força, sua garra e sua coragem me ajuda a respirar, a viver e acreditar que a gente pode mudar o mundo, juntas.

Você é linda. Muito. Não ouça o que as pessoas dizem quando elas reclamam do seu peso, do seu cabelo, da cor da sua pele, das suas unhas, da sua roupa. Não se sinta inferiorizada por essas mulheres na televisão, mesmo que tenham te ensinado que isso é que é beleza. Isso não é. Beleza é conseguir olhar no espelho e se reconhecer. É ser você mesma, com toda sua autenticidade, com todo seu estilo, com todo seu jeito que parece torto. A beleza não mora no que é igual, mas no que é diferente. E você é linda porque só você é assim.

Eu sei que é difícil de acreditar. Eu também não consigo me achar bonita, nunca. Mas estou te dizendo: é verdade. Você é muito linda, em todos os sentidos. Seu humor me encanta, cotidianamente. Seu jeito de olhar o mundo e perceber detalhes que só você enxerga faz o mundo ser mais bonito. Seu jeito de cuidar das pessoas, com tanto carinho e atenção faz a vida ter mais sentido.

Cada vez que você se coloca, fala o que pensa, faz o que tem vontade, o mundo fica melhor e você fica mais bonita. E eu tenho uma raiva profunda de todas as situações que te obrigam a ser outra pessoa. Do trabalho que te obriga a usar o mesmo tipo de roupa, sempre, igual a todas as outras, padronizada. Tenho muita raiva de todas as pessoas que te dizem quem você deve ser, que você deve emagrecer, que você devia cuidar mais do seu cabelo, que você não é bonita. Tenho um ódio profundo de todas as situações que te dão medo, vergonha ou te fazem se sentir culpada, porque sei que cada vez que você sente isso é mais difícil de ser você mesma,e isso é uma merda.

A outra coisa que eu quero te dizer é que você não precisa ter medo de ficar sozinha. Eu sei que te ensinaram a vida inteira que você precisa encontrar um homem que te faça feliz. Eu ainda sonho em vestir um vestido branco e encontrar um príncipe encantado que resolva todos os meus problemas. Porque ensinam pra gente que a nossa felicidade mora no homem que a gente vai encontrar, e que um dia, com ele, a vida vai ser mais leve.

Mas a nossa felicidade mora dentro da gente, e se a gente não encontrar ela em nós mesmas, com certeza não vai ser em um cara que vamos encontrar. Eu sei que dá muito medo de ficar sozinha, e eu também tenho. Mas por mais que você tenha encontrado um cara muito bacana, não dá pra entregar a sua felicidade para ele, e ele não pode virar o centro da sua vida. Você tem que ter coragem de dizer pra ele as coisas que te incomodam, e se ele disser que você está sendo chata lembre-se que chato é o cara que não aceita ser criticado, e não você por criticar, então não aceite essa ladainha. Você tem o direito de ter seu espaço e ele o dele, porque quando a gente se sufoca um no outro a gente se perde de um jeito que não é bom. Se perder às vezes um pouco no outro pode até ser bom, mas perder sua vida, seus amigos, as coisas que te apaixonam, para substituir tudo por um cara não vale a pena. Sua vida não pode ser ele.

Outra coisa importante: você tem que estabelecer limites. Perder a vida não pode. Não pode parar de ver as amigas e os amigos. Não pode brigar todo dia. Não pode não dividir as tarefas domésticas. Violência física não pode. Não podem joguinhos psicológicos para te fazer sentir culpada pelas inseguranças dele. Mentira não pode. Fazer chantagem dizendo que vai embora só pra te fazer correr atrás dele não pode. Não pode parar de ir ao cinema sozinha ou com as amigas. Não pode parar de ir no bar com outras pessoas. Não pode parar de conhecer gente nova.

Se a gente não impõe limites, se a gente não diz claramente que é machismo, que é violento, que nos incomoda, eles não vão perceber. Parte deles faz isso porque são uns tapados, uns bocós. Outra parte faz isso porque são uns canalhas mesmo e se aproveitam do poder que têm sobre a gente, e jogam com a gente, e brincam com nossos sentimentos. E de qualquer jeito está errado.

E tem mais: uma mulher precisa saber se respeitar. Se ele não te respeita, você tem todo o direito de ir embora.

Sei que dá medo. Que parece que você nunca vai encontrar um cara como ele. Que ele é o amor da sua vida. Vai por mim: tem muita gente nesse mundo. Você pode conhecer muitos caras diferentes, ser feliz com todos, com alguns mais, com outros menos. Alguns vão te desafiar, outros vão ser sem graça. A maior parte vai ter muito medo de amar, e se você quiser isso mesmo vai ter que dar uma chacoalhada neles, porque no fundo eles são quase todos uns medrosos.

O que importa é que tem gente suficiente nesse mundo pra você conhecer alguém melhor do que ele, e eu tenho certeza que vai. E tem também que as relações, o amor, são processos. São construções sociais, que a gente faz do jeito que a gente quer, mas que depois de construídas são muito, muito difíceis de desconstruir. Eu acho que se não der certo, não tem problema nenhum desencanar e partir para outra. Ele também vai fazer isso, e se for pra vocês se encontrarem daqui alguns anos, vai ser assim. Mas agora, nesse momento, ele te faz mal, ele não te respeita, ele não entende seus limites, e você sabe disso.

É claro que você é que sabe o que faz da sua vida. Só estou aqui te dizendo algumas coisas que, mesmo que sejam meio duras, são de coração. É que eu acredito muito em você, na sua força, na sua beleza e sei que você pode e merece ser mais feliz, muito mais feliz.

Eu te amo, companheira.

Um comentário: