domingo, 28 de setembro de 2014

coerência e pé no chão

na política, em especial nessa política institucional do congresso, parlamento, candidatos, executivo e legislativo, é difícil encontrar alguém contra quem não pese nenhuma crítica negativa.

mas até agora não encontrei ninguém que colocasse dúvidas ou questionamentos sobre a coerência, a firmeza política e ideológica, o compromisso e a capacidade política do Renato.

ele sabe que hoje o que determina esse jogo da política, infelizmente, não é o projeto político, mas o poder econômico, os financiadores de campanha. e não tem medo de dizer isso em alto e bom som, e se comprometer em transformar essa realidade: e é por isso que ele foi um dos candidatos que mais pautou a luta pela constituinte exclusiva e soberana do sistema político. não só pautou a luta como ajudou a construir de fato e todos que fizeram campanha pra ele também construíram o plebiscito. ele esteve ao nosso lado nos atos da campanha, marchando lado a lado com os movimentos sociais, de pé no chão.

quando foi deputado estadual, criou a primeira lei a criminalizar a homofobia, uma lei que virou referência para o movimento LGBT. criou também a lei estadual que criminaliza o racismo. luta pelo direito das mulheres. ele é daqueles caras que apesar de homem e branco sabe que todo mundo é igual e luta pela construção de uma sociedade que celebre a diferença e não que silencie.

e é assim que ele é: lado a lado do povo, tem clareza do seu papel dentro do legislativo e vai em frente. foi em um mandato como deputado estadual que ele transformou em lei a proteção às vítimas e testemunhas de violência e a punição à homofobia e ao racismo. ele é favorável à desmilitarização da PM porque sabe que já basta de violência policial, que só mata e criminaliza os pobres e os movimentos sociais.

mas ainda talvez mais relevante do que tudo isso, ele sabe que a essência da política são as pessoas e não o dinheiro. uma campanha que é feita de outro jeito, por gente que nem a gente, uma campanha militante. não encontrei ninguém que faça campanha pra ele que não saiba o que está fazendo. conhece a importância de politizar e organizar o povo, e sabe que as eleições tem que ser consequência e não fim em si mesmo.

Renato Simões tem meu voto para deputado estadual. é 13813.

Nenhum comentário:

Postar um comentário