sexta-feira, 12 de setembro de 2014

você é um babaca - ou carta ao namorado de uma amiga

Cara,

eu quero dizer que te acho um babaca.



você namorava uma mulher especial, linda, inteligente. vocês tinham um combinado de monogamia.

sabe, combinado? combinado é quando as duas partes entram em um acordo, concordam com algo, e resolvem combinar. a gente só combina coisas com gente em quem a gente confia. e cumprir os combinados faz parte do processo de construir e fortalecer a confiança.

e aí você resolveu que ia quebrar o combinado. e nem me venha com mimimi mas não deu pra resistir. isso não existe, isso é babaquice. você quebrou um combinado. e foi além: você traiu não só sexualmente, mas você foi um canalha. falou mal da sua namorada pra mina com quem você transou. chamou ela de "patroa", como se você estivesse cumprindo uma obrigação em estar com ela. reclamou do relacionamento.

e não fez nada pra mudar. inventou um jeito de guardar segredo. baixou um aplicativo que esconde as mensagens das "outras" para a "oficial" não se incomodar. sustentou uma mentira. sustentou um relacionamento do qual você reclamava mas não fazia nada pra mudar. ou pior, fazia. saia pra comer outras meninas achando que tava tudo bem.

e aí quando ela teve uma crise de ciúmes você disse que ela estava louca, exagerando. mas quando ela descobriu suas mensagens você não pôde mais disfarçar. e aí veio com o papo de que o homem precisa transar com várias mulheres. beleza, cara, se você acredita isso, não faça o combinado da monogamia. agora, depois que você fez o combinado, vir com esse papo é coisa de covarde, é coisa de babaca.

depois de muito sofrimento, de muita dor, ela te perdoou. porque você veio, todo emocionado, chorando, dizendo que amava ela e que não faria de novo a mesma cagada. que foi coisa de momento, que você reconhecia o seu machismo e que faria de tudo para descontruí-lo. e ela, que sempre confiou tanto em você, quis dar mais uma chance. mas também porque a gente que é mulher aprende a fazer isso, mas também porque temos muito medo de ficar sozinha. e aí acabamos aceitando viver com uns babacas. mas isso tá mudando.

porque da segunda vez que você fez isso ela não topou mais. ela terminou o namoro. e você veio, todo emocionado, chorando, dizendo que amava ela e que não faria de novo a mesma cagada. que foi coisa de momento, que você reconhecia o seu machismo e que faria de tudo para descontruí-lo. e ela, que sempre confiou tanto em você, que te desculpou por cagadas, que esteve ao seu lado em momentos difíceis, ela não quis mais.

ela foi forte o suficiente e terminou (e vou te dizer que a força de terminar um relacionamento ruim, de enfrentar nossa própria submissão, nosso próprio medo é uma das forças mais poderosas que uma mulher tem). ela terminou porque confiança é um processo em construção, e mentira é um tiro pelas costas da confiança.

eu só estou escrevendo para te dizer que você foi um babaca. e que se você quer virar gente grande, quer ser responsável, você vai parar de se colocar no lugar de vítima. vai parar de ficar sofrendo como se ela tivesse sido injusta com você.

eu estou só escrevendo para te contar que isso é machismo. e que se você não quer mais cometer esse erro é mais simples do que parece: não minta. não esconda. não faça coisas que machucam as outras pessoas. não seja um babaca.

você perdeu uma mulher maravilhosa do seu lado. e eu também tenho dúvidas se posso continuar sendo sua amiga. porque meu lado é do lado dela, em quem eu confio, e não do seu, que é um babaca.

espero que você estude o feminismo. que você se esforce para ver o mundo sob a ótica das mulheres. que você admita que existe uma tonelada de machismo em você, que você é sim opressor (é bem melhor isso do que ficar posando de bom rapaz, porque os bons rapazes não se dispõe a aprender). que você se esforce cotidianamente para enfrentar o machismo (porque nós, mulheres, nos machucamos todo dia por causa do machismo, nos mutilamos, e enfrentamos de cabeça erguida... um pouco de autocrítica cotidiana não é nada comparado ao que a gente sofre). eu espero que você aprenda a ser menos babaca.



PS: só pra terminar quero dizer que essa carta foi feita para muitos homens, muitos namorados (e ex namorados) de amigas. se a carapuça serviu, se você se sentiu incomodado, parabéns, você também é um babaca.

Um comentário: