segunda-feira, 1 de setembro de 2014

mudar a política

quero mudar a política.

mas não vou parar de falar gíria para isso. não vou deixar meu cabelo comprido nem vestir roupas comportadas para isso. não vou sentar de pernas fechadas, nem segurar o garfo direito nem falar em tons baixos, educados e polidos.

quero mudar a política.

e sei que o caminho central não é sentada numa mesa em grandes debates teóricos. o caminho central não é  dentro de um gabinete. não é negociando cargos e nem contando dinheiro ou influência. o caminho central pra mim não é construído com desconfiança, picuinhas e violência.

quero mudar a política.

desde que eu possa dançar mudando a política e que haja espaço pra dança no novo sistema político.
desde que eu possa rimar e haja espaço para a poesia dentro do novo sistema político.
desde que eu possa amar, e transar e sentir prazer e haja espaço para todo tesão do mundo dentro desse novo sistema político.
desde que esse novo sistema político seja construído a partir das ruas, das quebradas, das festas, dos bailes, dos parques, das pistas de skate, das pixações e dos ônibus lotados.
desde que a mudança do sistema político seja construída pelo povo, com o povo e para o povo porque tenho certeza que com o sistema político que existe hoje não existe nenhum "sujeito político" que tenha a vontade e as condições para mudar o sistema político como é necessário.

quero mudar a política.

porque faz mais de duas décadas que a ditadura acabou mas sobrou tanta coisa dela no nosso país que me pergunto se ela acabou mesmo.
são tantos assassinatos - principalmente de jovens negros - praticados pela polícia
é uma mídia que manipula a realidade na cara dura
é tanta violência - contra as lgbts, contra as mulheres, contra as crianças

quero mudar a política

porque sei que quando eu canto quando eu grito quando eu me apaixono quando eu faço o que eu acredito quando eu escrevo quando ando na rua sem medo quando enfrento a violência quando não baixo a cabeça para injustiças quando vou pra uma manifestação quando sinto tesão quando faço auto-crítica quando compartilho o que sei quando aprendo coisas novas quando não aceito ficar em silêncio quando dou risada do opressor

estou fazendo política

e quero mudar a política porque sei que não sou eu que tenho que me adaptar à política
mas tenho que ajudar a construir uma política em que eu caiba. em que caiba todo mundo.

é por isso que eu vou mudar o jogo. por uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário